Algumas dicas sobre Roupas para Batizados

Algumas dicas sobre Roupas para Batizados

Algumas dicas sobre Roupas para Batizados

Quando as pessoas nascem, famílias religiosas fazem um ritual muito importante para a vida de um ser humano. Conhecido como batismo e considerado como o sacramento da regeneração pela água na palavra, torna-se o fundamento de toda uma vida cristã onde seremos incorporados na igreja e nos tornamos filhos e dependentes de Deus.

Grande parte dos batizados é feita quando as crianças ainda estão pequenas ou quase recém nascidas. Para que esta celebração seja bem organizada e perfeita você deve fazer os seguintes passos.

Conjunto Mandrião Iroma Baby

Primeiro escolha um padrinho e uma madrinha que estejam dispostos a ensinar e guiar os passos do afilhado durante a sua vida cristã. Na maioria das vezes a igreja católica recomenda que os padrinhos façam um curso de orientação de batismo e que aprendam o real significado do batizado.

Em segundo decida em qual paróquia será realizada a cerimônia e verifique a possibilidade de ser um batizado individual ou coletivo.

Posteriormente, escolha a vestimenta tradicional em batizados mais conhecido como Mandrião. A tradição recomenda que a madrinha ofereça a roupa ao seu afilhado e que seja, dê preferência, na cor branca. A referida veste assemelha-se a um tipo de camisolão comprido e pode ser utilizada tanto por meninas quanto por meninos. Existem diversos como: mandrião em cambraia com pregas no ombro com bordado a mão; em fustão com casinha de abelha; feito em piquet com acabamento em gripir e prega macho. A touquinha pode ser considerada como um acessório. Portanto, a maioria dessas vestimentas é feita em tecidos de cambraia e bordadas a mão. Atualmente as mães têm preferido tecidos mais leves como algodão, fustão ou piquet. Estes incomodam menos as crianças e as deixam mais confortáveis na hora da cerimônia.

O mandrião também conhecido como camisola de batizado é uma roupa unissex e deve ser composta por:

- camisola de baixo;

- camisola de cima;

- babador;

- toalha para batizado;

- touca;

- par de sapatilhas.

Contudo, ainda existem outras opções que podem ser utilizadas no dia da cerimônia. Para as meninas, por exemplo, o melhor são os vestidinhos brancos com calcinhas bordadas e para os meninos jardineiras com camisa ou conjuntinhos de algodão ou linha. Para os meninos, por sua vez, tem-se os conjuntos em tonalidades suaves. Veja abaixo algumas fotos de roupas para batizado.

Roupa para batizado da Cegonha Feliz

Roupas e Sapatilhas Cegonha Feliz

Vestidos para batizados

Se os pais quiserem colocar na criança outra cor de roupa, o padre provavelmente usará uma toalha branca por cima para manter a tradição da pureza.

Quanto ao traje dos convidados o indicado são as roupas confortáveis e que não tenham exageros como: decotes, comprimentos curtos e recortes extravagantes.

Lembre-se também de fazer o convite da cerimônia e procure manter a suavidade e pureza da ocasião. Use cores clarinhas como amarelo e rosa claro e azul bebê. Uma dica é fazer o convite no formato de um “marcador de páginas de livro”, pois assim todos poderão guardá-lo dentro de uma Bíblia ou de um livro que gostem de ler. As mães também podem ainda estar fazendo uma lembrancinha para os convidados como, por exemplo, ímãs e porta retratos com formato de anjinhos ou caixinhas com o foto de seu filho.

Não se esqueça de tirar fotos ou filmar os momentos da cerimônia, pois não há melhor jeito de se eternizar e vivenciar os detalhes da ocasião.

Fernanda Sartori Fernandes

Redação

20 comentários para "Algumas dicas sobre Roupas para Batizados"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: